quarta-feira, 29 de maio de 2013

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A PROVA DE 1o. TRIMESTRE

HISTÓRIA – PROFa. ALESSANDRA CARVALHO
ORIENTAÇÕES PARA A PROVA DE 1º TRIMESTRE – 5.6.2013

Nestas orientações, estão indicados o conteúdo que será avaliado na prova trimestral, com as questões mais importantes, e o material didático de apoio. Uma dica é ter como ponto de partida as anotações e discussões de sala de aula  para começar a completar o quadro comparativo entregue na última aula; em seguida, utilize os textos entregues e o livro didático. Preencher o quadro ajudará muito você a identificar as informações mais relevantes e, também, ter uma visao geral das colonizações. Além da nota, é claro!

1) AMÉRICA ESPANHOLA:
- Explicar e analisar as diferentes relações estabelecidas entre os colonos e os povos nativos no decorrer da conquista e colonização;
- Caracterizar as colônias em termos econômicos, sociais e políticos;
- Analisar o lugar da religião na colonização;
- Analisar as relações estabelecidas entre a metrópole e as colônias.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos: Caderno de mapas; Refletindo sobre a ‘conquista da América’; Trabalho na América Espanhola: salário, servidão e escravidão; Das entranhas de Potosi; Controle e monopólio.
- Livro didático:  CAPÍTULO  3: A CONQUISTA ESPANHOLA (itens 1, 2 e 3 e os quadros “A resistência indígena” e “A Espanha e a América do Norte).  


2) A COLONIZAÇÃO EUROPEIA NO CARIBE:
- Explicar e analisar as diferentes relações estabelecidas entre os colonos e os povos nativos;
- Identificar as metrópoles europeias que estabeleceram colônias nas ilhas caribenhas e as disputas entre elas;
- Caracterizar as atividades econômicas implementadas nas principais ilhas do Caribe;
- Explicar e analisar os aspectos étnicos das sociedades criadas no Caribe.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos: Caderno de mapas; Fontes para a aula sobre a colonização do Caribe.


3) AS 13 COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA DO NORTE:
- Explicar e analisar as diferentes relações estabelecidas entre os colonos e os povos nativos;
- Explicar o processo de criação das 13 colônias inglesas na América do Norte;
- Caracterizar as colônias em termos econômicos, sociais e políticos; - Analisar o lugar da religião na colonização;
- Analisar as relações estabelecidas entre a metrópole e as colônias.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos: Caderno de mapas; Comparações incômodas; América dos Refugiados.


4) A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA
- Explicar e analisar as diferentes relações estabelecidas entre os colonos e os povos nativos;
- Caracterizar a colônia em termos econômicos, sociais e políticos;
- Analisar o lugar da religião na colonização;
- Analisar as relações estabelecidas entre a metrópole e as colônias.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos:  Administrando o território; As Câmaras Municipais no Império Português: o exemplo do Rio de Janeiro;  Doce, amargo açúcar.

- Livro didático:  CAPÍTULO  4: PORTUGAL E SUA COLÔNIA NA AMÉRICA (itens 1, 2, 3, 4 e 5 e quadro “Aprendendo com os indígenas”);  CAPÍTULO 5: O GOVENO-GERAL (itens 1 e 2 e quadros “As primeiras cidades” e “Falando a mesma língua”); CAPÍTULO 8: AÇÚCAR E ESCRAVIDÃO NA COLÔNIA PORTUGUESA (item 1 e quadro “Os trabalhadores livres”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário