CONTEÚDO:
1) Iluminismo:
- explicar as principais ideias iluministas, relacionando-as à contestação de aspectos políticos, sociais e culturais do Antigo Regime;
- identificar e analisar as diferentes apropriações e 'usos' das ideias iluministas durante o século XVIII.
2) Revolução Francesa e Período Napoleônico:
- caracterizar a sociedade francesa no século XVIII;
- explicar a crise que levou à eclosão do processo revolucionário;
- identificar e analisar as transformações produzidas pela revolução;
- caracterizar e analisar os diferentes projetos revolucionários - liberal e radical-democrático;
- explicar os principais aspectos da política interna e externa do período napoleônico;
- explicar e analisar as principais decisões do Congresso de Viena.
3) Independência do Haiti: explicar as principais características dos processos de independência identificando seus atores principais, suas principais reivindicações e as relações com os eventos ocorridos na Europa.
MATERIAL DE APOIO:
- Anotações do caderno;
- Textos distribuídos pela professora (sobre Iluminismo, Revolução Francesa, independência do Haiti e das colônias espanholas);
- Livro didático: capítulos 12, 15 e 16.
Professora, fiquei com algumas dúvidas quanto a interpretação de texto.
ResponderExcluirNo material de Iluminismo, o documento 3, diz: "Naturalmente, todo os homens nesse estado nele permanecem até que, por seu consentimento, tornam-se membros de alguma sociedade política..." Essa frase me lembrou o poder divino dos reis, a duvida veio, porque quem escreveu foi John Locke, alguém contra a ideia de poder divino dos reis. Acho que estou interpretando errado.
O outro ponto, foi logo no começo do documento 7, que diz: " Lançai um olhar em redor do mundo; contemplais o toso e cada uma de suas partes; vereis que não é senão uma grande máquina, subdividida num infinito número de máquinas menores, que por sua vez admitem subdivisões num grau que vai além do que os sentidos e faculdades humanas podem captar e explicar." Esse trecho está fazendo referencia a Revolução Industrial? Poque ele foi escrito em 1711 e a Revoluçao Industrial é de 1760.
Oi, Débora,
ResponderExcluirO que o Locke está dizendo é que os homens permanecem no estado de natureza até que decidem, por si próprios, formar uma sociedade política que vai ser governada por uma autoridade. Mas, para Locke, essa autoridade tem o poder originado no consentimento dos indivíduos - ou seja, alguém manda porque as pessoas que formam uma sociedade assim permitem. Nesse sentido, o origem da autoridade de um governante é o povo de seu país, e não Deus. E o governante tem a obrigação de preservar os direitos das pessoas - liberdade, vida, propriedade... Se ele desrespeitar esses direitos, pode ser deposto pela população. Nesse sentido, Locke se afasta muito da ideia do absolutismo.
Em relação ao documento 7, ele não faz referência à Revolução Industrial, mas à maneira como os iluministas veem o mundo: como uma máquina que funciona de maneira racional e que pode ser compreendida pelo homem. Assim, se usar a razão, o homem pode conhecer todo o mundo (máquina).
Bj