terça-feira, 5 de novembro de 2013

ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS PARA AVALIAÇÃO DE 3o. TRIMESTRE

CONTEÚDO:

1) Iluminismo:
 - explicar as principais ideias iluministas, relacionando-as à contestação de aspectos políticos, sociais e culturais do Antigo Regime;
 - identificar e analisar as diferentes apropriações e 'usos' das ideias iluministas durante o século XVIII.

2) Revolução Francesa e Período Napoleônico:
 - caracterizar a sociedade francesa no século XVIII;
 - explicar a crise que levou à eclosão do processo revolucionário;
 - identificar e analisar as transformações produzidas pela revolução;
 - caracterizar e analisar os diferentes projetos revolucionários - liberal e radical-democrático;
 - explicar os principais aspectos da política interna e externa do período napoleônico;
 - explicar e analisar as principais decisões do Congresso de Viena.

3) Independência do Haiti: explicar as principais características dos processos de independência identificando seus atores principais, suas principais reivindicações e as relações com os eventos ocorridos na Europa.

MATERIAL DE APOIO:
- Anotações do caderno;
- Textos distribuídos pela professora (sobre Iluminismo, Revolução Francesa, independência do Haiti e das colônias espanholas);
- Livro didático: capítulos 12, 15 e 16.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

NOSSO BLOG SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA

Na última semana, criamos um blog específico sobre o tema da ditadura civil-militar brasileiro. Há dicas de filmes sobre o período e sites com muitos materiais interessantes. Dá uma olhada...

http://discutindoaditaduranocap.wordpress.com/

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DOCUMENTOS 3: CARICATURAS FRANCESAS DO FINAL DO SÉCULO XVIII - DESAFIO

Quem consegue interpretar e explicar as imagens abaixo?





DOCUMENTOS 2: CADERNOS DE QUEIXAS DO TERCEIRO ESTADO - CAHIERS DE DOLÉANCES

O que eram os cadernos de queixas?

Cahiers de Doléances (do francês antigo doléance e douloir, [...] “doer", em português - "cadernos de queixas") são registros nos quais a assembleia de cada das circunscrições francesas, encarregadas de eleger os deputados para os Estados Gerais, anotava petições e queixas da população. Seu uso remonta ao século XIV. Os mais notórios sãos os de 1789. Como uma espécie de consulta às necessidades e anseios da população, os cadernos expressavam as instruções e poderes conferidos pela população a seus deputados.
Para preparar a reunião dos Estados Gerais, os súditos do reino redigiam seus cahiers de doléances, registrando queixas e pedidos endereçados ao rei. Cada ordem (NobrezaCleroTerceiro Estado) tinha o seu; cada paróquia redigia o seu e, posteriormente, os cadernos eram agrupados por entidade administrativa. Para o Terceiro Estado, eram elaborados cahiers de cidades, paróquias, corporações de ofício, consolidados em três fases - cada fase resultando na redação de um caderno.
(...) Entre março e abril de 1789 foi solicitado aos franceses que redigissem seus cadernos, a serem encaminhados aos deputados eleitos para os Estados Gerais de 1 de maio de 1789, conforme convocação de Luís XVI. A consolidação dos cadernos foi feita poucas semanas antes da abertura dos Estados Gerais, de modo a permitir o debate. Estima-se que tenham sido enviados ao rei entre cinquenta e sessenta mil desses cadernos. 
Atualmente, os cadernos são uma fonte de informação essencial para a pesquisa histórica acerca da vida dos franceses sobretudo à época da Revolução Francesa. Poucos cadernos anteriores a 1789 estão disponíveis. (Fonte: wikipedia)

AS QUEIXAS DO TERCEIRO ESTADO:
1. Paróquia de Longey, eleição de Chateaudun, generalidade de Órleans: 
Nós, habitantes da paróquia de Longey abaixo-assinados, tendo nos reunido em virtude das ordens do Rei, na sexta-feira, dia 6 do presente mês de maio de 1789, resolvemos o que segue:
Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos - declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar de isenções, são estes, sem contradição, os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver.  
Que até hoje foram quase os únicos a pagar os exorbitantes impostos de que esta província está carregada; que os campos estão arruinados e os cultivadores na impossibilidade de poder manter e criar sua família; que à maior parte falta o pão, visto os impostos que os sobrecarregam e as perdas que experimentam todos os anos, seja pela caça, seja por outros flagelos.
Pedimos também que as talhas com as quais a nossa paróquia esta sobrecarregada sejam abolidas; que este imposto que nos oprime, e que só é pago pelos infelizes, seja convertido num só e único imposto ao qual devem ser submetidos todos os eclesiásticos e nobres sem distinção, e que o produto deste imposto seja levado diretamente ao Tesouro. 
Pedimos ainda que não haja mais gabela e que o sal se torne comerciável, o que seria um grande benefício para todo o povo e principalmente para nós, habitantes do campo, que pagamos esta mercadoria muito caro e que dela fazemos o maior consumo um imposto que nos e muito oneroso e prejudicial. (Seguem-se 12 assinaturas.) (Mattoso, Kátia M. de Q., op. cit. p. 4/5.)

2. Estado de Poitiers:
"A esta classe camponesa, tão útil [...] pelo seu trabalho, a prosperidade de nada serve: os rendimentos da terra são devorados pelos impostos [...]. O cavador, coberto pelos farrapos da miséria, só tem, para se deitar, um leito de palha e, por alimento, um pão grosseiro que, quantas vezes, apenas pode molhar nas suas lágrimas. Nem na infância conhece repouso: cavador aos sete anos, decrépito aos trinta, é esta a sua triste sorte."

DOCUMENTO 1: POR ORDEM DO REI - carta de convocação dos Estados Gerais, em 1789

Por ordem do Rei.

Nosso amado e fiel. Temos necessidade do concurso de nossos fiéis súditos para nos ajudarem a superar todas as dificuldades em que nos achamos, com relação ao estado de nossas finanças e para estabelecer, segundo os nossos desejos, uma ordem constante e invariável em todas as partes do governo que interessam à felicidade dos nossos súditos e à prosperidade de nosso reino.
Esses grandes motivos Nos determinaram a convocar a assembleia dos Estados de todas as províncias sob nossa obediência, tanto para Nos aconselharem e Nos assistirem em todas as coisas que serão colocadas sob as suas vistas, quanto para fazer-Nos conhecer os desejos, e queixas de nossos povos, de maneira que, por mútua confiança e amor recíproco entre o Soberano e seus súditos, seja achado o mais rapidamente possível, um remédio eficaz para os males do Estado e que os abusos de toda espécie sejam reformados e prevenidos. Dado em Versalhes, em 24 de janeiro de 1789. Assinado: Luis. Secretário: Laurent de Villedeuil.

Fonte: MATTOSO, Kátia M. de Queiróz. Textos e Documentos para o estudo da História Contemporânea, 1789-1963.(São Paulo, HUCITEC, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977,).

É possível comparar os protestos que ocorrem no Brasil esse ano com eventos passados? Dê uma lida nesse artigo

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/revolta-de-longa-data

terça-feira, 3 de setembro de 2013

MAIS MAPAS - a divisão da América do Norte e o Império Britânico após a Guerra dos Sete Anos (1756-1763)

 Compare os dois mapas e veja como os domínios britânicos se expandiram na América do Norte, sobretudo sobre os territórios franceses.


1756







1763

O império britânico em 1763: avançando nas Américas e nas Índias.


MAPAS UTILIZADOS NAS AULAS SOBRE POLÍTICA EXTERNA INGLESA

Europa: fronteiras e estados em 1648. No mapa entregue em sala de aula, eu adicionei alguns quadros de texto com o contexto de alguns estados europeus na segunda metade do XVIII.

Império Britânico em 1713: já aparecem novas colônias inglesas como a Jamaica e Bahamas, no Caribe, assim como um porto na Gâmbia e cidades na Índia. Dessa forma, o Império Britânico vai ser ampliando em 4 continentes.

Mapa dos fluxos de africanos escravizados no século XVIII: a conquista de uma área na costa ocidental permitiu aos britânicos participar ainda mais intensamento desse comércio.






ORIENTAÇÕES PARA A PROVA DE 2o. TRIMESTRE

HISTÓRIA – PROFa. ALESSANDRA CARVALHO
ORIENTAÇÕES PARA A PROVA DE 2º TRIMESTRE – 10.9.2013


Nestas orientações, estão indicados o conteúdo que será avaliado na prova trimestral, com as questões mais importantes, e o material didático de apoio. Uma dica é ter como ponto de partida as anotações e discussões de sala de aula e, em seguida, utilizar os textos entregues e o livro didático.
Você verá que a matéria da prova é bem menor que no primeiro trimestre. Portanto, aproveite essa oportunidade para estudá-la com profundidade e se sair bem.


1) SOCIEDADE DE ANTIGO REGIME:
- Caracterizar a sociedade de Antigo Regime em seus aspectos sociais e econômicos;
- Identificar os principais aspectos do Estado Moderno Absolutista;
- Analisar o papel da religião na sociedade de Antigo Regime.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos: “A sociedade de Antigo Regime na Europa Ocidental (séc. XVI a XVIII)”.

2) AS REVOLUÇÕES INGLESAS:
- Explicar as diferentes tensões existentes na sociedade inglesa em princípios do século XVII;
- Caracterizar as lutas políticas e sociais ocorridas durante o período revolucionário;
- Explicar as transformações ocorridas na Inglaterra após a Revolução Gloriosa, relacionando-as às ideais políticas surgidas no período.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos: “As Revoluções Inglesas no século XVII”, “As Revoluções Inglesas no século XVII – pensamento político”; linha do tempo Revoluções Inglesas no século XVII;

3) O FORTALECIMENTO INGLÊS APÓS A REVOLUÇÃO GLORIOSA:
- Explicar o crescimento econômico nos séculos XVII e XVIII relacionando-o às Revoluções inglesas;
- Caracterizar a política externa inglesa nos séculos XVII e XVIII.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Mapa “Europa: fronteiras e Estados em 1648”.

4) O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DAS TREZE COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA DO NORTE:
- Caracterizar as novas diretrizes da política metropolitana inglesa para as colônias a partir de meados do século XVIII;
- Explicar as reações dos colonos à nova política em termos de ação política e bases ideológicas;

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Texto: “O processo de independência dasa 13 colônias inglesas na América do Norte”.

- Livro didático:  CAPÍTULO (dê uma olhada no seu livro no capítulo sobre colonização inglesa na América do Norte, porque, no mesmo capítulo, está o processo de independência). 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CANCELAMENTO DA ATIVIDADE COM FILME NA SEXTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO

Amores, em razão da adesão do colégio à paralisação nacional na sexta, dia 30 de agosto, está suspensa a exibição do filme "Ação entre amigos". Mas está mantida a atividade do dia 6 de setembro, que vai ser bem legal.
Primeiro, teremos uma leitura dramatizada feita por algumas alunas do 3o. ano e, também, estagiários de Artes Cênicas. Em seguida, um debate com a Profa. Samantha Quadrat, da UFF, sobre repressão, anistia e comissão da verdade. DIA 6 DE SETEMBRO, 15hs.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ATENÇÃO!

Grupos que ainda não me enviaram os powerpoints usados em sala, o endereço é ale-carvalho@uol.com.br. O prazo vai acabar na próxima sexta-feira. Fico no aguardo...

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Trabalho de 4a. feira, dia 26 de junho

Pessoas, o trabalho de 4a. feira tem o objetivo de fazer com que vocês construam um panorama dos três primeiros séculos da colonização portuguesa na América. Ele não será difícil, mas você precisará ter uma noção espacial do desenvolvimento da colonização entre os séculos XVI e XVIII, assim como uma reflexão sobre as diferentes economias surgidas e, sobretudo, as características da sociedade que começou a ser construída.
O material para consulta será:
a) Textos distribuídos por mim: "Doce, amargo açúcar",  "Bandeirantes", "As bravas mulheres no bandeirismo paulista", "Mineração" e "A rota do ouro e dos diamantes".
b) Anotações do caderno;
c) Capítulos do livro didático: 6, 8, 9.3, 11.1, 11.3, 18.

Qualquer dúvida, escreva aqui que eu tento responder a tempo.

sábado, 22 de junho de 2013

Aí seguem os mapas que usamos na aula de hoje sobre a mineração no Brasil Colônia

Atenção aos novos caminhos e circuitos comerciais surgidos na América Portuguesa com o desenvolvimento da atividade mineradora, no século XVIII. E, também, no surgimento de muitas vilas ao longo desses caminhos e circuitos.
O primeiro mapa, da Estrada Real, se refere aos caminhos que ligavam a região das minas ao porto do Rio de Janeiro, pelo qual chegavam produtos da Europa e africanos escravizados e o ouro era escoado.
O segundo mapa trata das relações econômicas entre diferentes regiões da colônia.



quarta-feira, 29 de maio de 2013

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A PROVA DE 1o. TRIMESTRE

HISTÓRIA – PROFa. ALESSANDRA CARVALHO
ORIENTAÇÕES PARA A PROVA DE 1º TRIMESTRE – 5.6.2013

Nestas orientações, estão indicados o conteúdo que será avaliado na prova trimestral, com as questões mais importantes, e o material didático de apoio. Uma dica é ter como ponto de partida as anotações e discussões de sala de aula  para começar a completar o quadro comparativo entregue na última aula; em seguida, utilize os textos entregues e o livro didático. Preencher o quadro ajudará muito você a identificar as informações mais relevantes e, também, ter uma visao geral das colonizações. Além da nota, é claro!

1) AMÉRICA ESPANHOLA:
- Explicar e analisar as diferentes relações estabelecidas entre os colonos e os povos nativos no decorrer da conquista e colonização;
- Caracterizar as colônias em termos econômicos, sociais e políticos;
- Analisar o lugar da religião na colonização;
- Analisar as relações estabelecidas entre a metrópole e as colônias.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos: Caderno de mapas; Refletindo sobre a ‘conquista da América’; Trabalho na América Espanhola: salário, servidão e escravidão; Das entranhas de Potosi; Controle e monopólio.
- Livro didático:  CAPÍTULO  3: A CONQUISTA ESPANHOLA (itens 1, 2 e 3 e os quadros “A resistência indígena” e “A Espanha e a América do Norte).  


2) A COLONIZAÇÃO EUROPEIA NO CARIBE:
- Explicar e analisar as diferentes relações estabelecidas entre os colonos e os povos nativos;
- Identificar as metrópoles europeias que estabeleceram colônias nas ilhas caribenhas e as disputas entre elas;
- Caracterizar as atividades econômicas implementadas nas principais ilhas do Caribe;
- Explicar e analisar os aspectos étnicos das sociedades criadas no Caribe.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos: Caderno de mapas; Fontes para a aula sobre a colonização do Caribe.


3) AS 13 COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA DO NORTE:
- Explicar e analisar as diferentes relações estabelecidas entre os colonos e os povos nativos;
- Explicar o processo de criação das 13 colônias inglesas na América do Norte;
- Caracterizar as colônias em termos econômicos, sociais e políticos; - Analisar o lugar da religião na colonização;
- Analisar as relações estabelecidas entre a metrópole e as colônias.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos: Caderno de mapas; Comparações incômodas; América dos Refugiados.


4) A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA
- Explicar e analisar as diferentes relações estabelecidas entre os colonos e os povos nativos;
- Caracterizar a colônia em termos econômicos, sociais e políticos;
- Analisar o lugar da religião na colonização;
- Analisar as relações estabelecidas entre a metrópole e as colônias.

Material de apoio:
- Anotações do caderno;
- Textos:  Administrando o território; As Câmaras Municipais no Império Português: o exemplo do Rio de Janeiro;  Doce, amargo açúcar.

- Livro didático:  CAPÍTULO  4: PORTUGAL E SUA COLÔNIA NA AMÉRICA (itens 1, 2, 3, 4 e 5 e quadro “Aprendendo com os indígenas”);  CAPÍTULO 5: O GOVENO-GERAL (itens 1 e 2 e quadros “As primeiras cidades” e “Falando a mesma língua”); CAPÍTULO 8: AÇÚCAR E ESCRAVIDÃO NA COLÔNIA PORTUGUESA (item 1 e quadro “Os trabalhadores livres”).

sábado, 18 de maio de 2013

Os mapas usados na aula do dia 18 de maio

Muita atenção, pessoal,  para a extensão do Império Ultramarino Português estabelecidos nos séculos XV e XVI na Africa, Ásia e América:.









E, mais atenção ainda para a diversidade de produtos comercializados no interior desse Império:



sexta-feira, 17 de maio de 2013

Powerpoints usados em aula

Alguns arquivos powerpoint utilizados em sala estão disponíveis em https://sites.google.com/site/alessandrahistoriacapufrj/, na subpágina 22A Material utilizado nas aulas.


Foi dada a largada...

Pessoas,o blog está no ar... meio deagar, de início, até eu me acostumar a usar essa coisa.
O objetivo é ampliar as discussões de sala de aula postando aqui links para outros materiais. Arquivos em PPT, DOC ou PDF não podem ser carregados no blog. Por isso, um link especial levará vocês até um site.

E para o trabalho escrito a ser entregue na próxima quarta, um alento: o vídeo exibido em sala na última 4a. feira está disponível na internet.